terça-feira, 12 de agosto de 2014

A bagunça dos brinquedos

No baú da minha casa
Escutei um burburinho
Parecia uma conversa
Fui chegando de mansinho
E colei o meu ouvido
Na tampa do bauzinho

Então abri uma brecha
Para poder descobrir
O que estava acontecendo
Para ver além de ouvir
E pensei comigo mesma:
“O baú eu vou abrir!”

Qual não foi minha surpresa
Quando vi a discussão
Entre um monte de brinquedos
Na maior agitação!
Uns gritavam, outros riam
Era grande a confusão!

Logo vi Mané Gostoso
Fazendo uma estripulia
Dizendo: “sou acrobata!
Muita gente me aplaudia!
Posso até virar atleta!”
E alguém gritou: “mái pia!”

Depois o Pião falou:
E eu sou equilibrista
Rodo, rodo e não caio
Sou melhor e não insista
Nessa caixa de brinquedos
Eu sou verdadeiro artista!

Peteca remendou:
“Eu sou bem mais divertida!
Pulo de uma mão pra outra
Tenho penas coloridas
Nunca canso de brincar
Tenho fama merecida!”

Depois veio o Iôiô
Com a fala repartida
Subia dizendo coisa
Completava na descida
Eu que nunca tinha visto
Uma coisa parecida:

“Pois comigo
.[a criançada
Tem que ter
.[habilidade
Sou brinquedo
.[que de todos
É o que tem
.[mais qualidade
Pra brincar
.[tem que treinar
Não importando
.[a idade!”

Rói-rói já se roía
Pra falar desaforado
E então soltou o verbo
De um jeito malcriado:
“Eu sou quase um instrumento!
O meu jogo é musicado!”

E por fim o Cata-vento
Com frases assobiadas:
“A beleza que eu tenho
nunca vai ser comparada
a criança que me sopra
fica logo deslumbrada!”

Então tive que intervir
E dar minha opinião:
“Ei vocês, estão me ouvindo?
Eu falo de coração!
Todos são muito queridos
Prestem muita atenção!”

“Não há como comparar
Cada qual tem o seu dom
Não existe essa coisa
De um ruim e outro bom!”
Acho que eles entenderam
E abaixaram logo o tom

Começaram a sorrir
E disseram: “Obrigado!”
Eu fiquei ali brincando
com o baú encantado
Como se naquele instante
O tempo houvesse parado!



Nenhum comentário: